Adaptação às mudanças climáticas

Compartilhar:

Um dos trabalhos realizados pelo grupo de cientistas do IPCC (Painel Internacional para Mudanças Climáticas) é a avaliação da vulnerabilidade dos sistemas socioeconômicos e naturais frente às mudanças climáticas. Um dos objetivos dessas análises é investigar as possibilidades de adaptação a essas mudanças, no contexto da sustentabilidade e da busca do desenvolvimento sustentável. Os estudos são realizados por região e focam em diferentes temas, tais como: recursos hídricos, ecossistemas, produção de alimentos, florestas, sistemas costeiros, indústria e saúde.

Dentre os riscos e possíveis impactos das mudanças climáticas, destacam-se: a mudança do regime de chuvas, a intensificação de eventos climáticos extremos, o aumento do nível dos oceanos, o aumento da acidificação dos oceanos, a diminuição da camada de gelo (que reflete parte da energia do sol e evita o aquecimento), a perda acelerada de espécies e a proliferação de doenças.

Empresas comprometidas com o seu negócio e com uma visão de sustentabilidade, devem elevar as discussões sobre as mudanças climáticas ao nível mais estratégico. Diante das evidências cada vez mais presentes no nosso dia a dia, é fundamental que as empresas realizem estudos que avaliem quanto estão expostas a esses riscos e quais suas vulnerabilidades frente aos possíveis (e cada vez mais prováveis) impactos das mudanças climáticas. Os estudos devem conter inicialmente um diagnóstico dos riscos e impactos potenciais e uma análise de vulnerabilidade frente a eles. Por outro lado, devem ser capazes de ajudar as empresas a identificar oportunidades e possíveis medidas para a adaptação às mudanças, de modo que a atuação da empresa continue viável no longo prazo considerando esse novo contexto. A adaptação às mudanças climáticas deve ser considerada na concepção de novos empreendimentos bem como na revisão dos existentes, incluindo seus processos, produtos e serviços.


Perguntas do questionário ISE relacionadas ao tema

Desempenho das empresas em indicador relacionado ao tema


Esquecemos algo? Tem alguma sugestão sobre este texto?