Combustíveis fósseis

Compartilhar:

No seu processo histórico, o homem procurou formas de viabilizar o seu desenvolvimento, transformando o mundo ao seu redor na busca de mais conforto e qualidade de vida. Um dos grandes desafios sempre esteve relacionado à realização de trabalho, em geral muito pesado para o ser humano, isto é, geração de movimento a partir de diferentes formas disponíveis de energia. Ao longo da história já foram utilizadas várias fontes de energia, sendo o petróleo a mais comum na atualidade.

Para ser utilizado como fonte de energia, o petróleo deve ser queimado e é ao processo de combustão que estão associados os grandes impactos sociais e ambientais deste tipo de combustível.

Os combustíveis fósseis constituem uma fonte de recursos abundante, porém não renovável e, portanto, esgotável. Foram formados há milhões de anos a partir da decomposição de matéria orgânica sendo ricos em carbono. Sua combustão gera uma série de subprodutos, substâncias químicas estranhas à biosfera e muitas nocivas ao homem. Outros subprodutos da queima desses combustíveis são o vapor de água e o gás carbônico que, ao se acumular na atmosfera, aumentam o efeito estufa provocando ao aumento de temperatura da Terra. O aumento sistemático da concentração de GEE (Gases de Efeito Estufa, como o CO2) na atmosfera é a principal causa das mudanças climáticas. Vale lembrar que o efeito estufa é algo em princípio positivo, não fosse esse efeito a temperatura média no planeta seria 15ºC negativos, o que inviabilizaria praticamente todas as formas de vida na Terra, não havendo água em outro estado que não o sólido. O problema é, portanto, a intensificação do efeito estufa devido ao aumento da concentração de GEE, a partir de atividades humanas.

Diante destes fatos e, em prol da sustentabilidade e da manutenção das diversas formas de vida no planeta, é preciso reduzir o uso de combustíveis fósseis, isto é, 'descarbonizar' a economia reduzindo a dependência desse tipo de fonte de energia. Para isso é preciso financiar a pesquisa e o desenvolvimento de novas fontes de energias, que sejam renováveis e cujos impactos sociais e ambientais sejam menores, tais como a energia solar, geotérmica, eólica, das marés e biocombustíveis.


Perguntas do questionário ISE relacionadas ao tema

Desempenho das empresas em indicador relacionado ao tema


Esquecemos algo? Tem alguma sugestão sobre este texto?