Compromisso com o desenvolvimento sustentável

Compartilhar:

Para avançar no caminho da sustentabilidade, e efetivamente ampliar seus impactos positivos, muitas empresas tem assumido compromissos publicamente. Essa postura indica o grau de maturidade e comprometimento da empresa com a sustentabilidade, deixando claro em que causas ela quer se envolver e de que forma e, na prática, quais serão as suas ações.

É também um sinal de maior transparência e permite que a sociedade colabore nessa construção, ao mesmo tempo em que pode cobrar da empresa posturas e atitudes que sejam coerentes com os compromissos assumidos. Esse movimento tem promovido avanços, especialmente quando o compromisso é assumido por um grupo de empresas, seja de um mesmo setor ou de diferentes setores.

Os compromissos podem estar associados a direitos fundamentais de forma ampla, como o respeito aos direitos humanos, às relações saudáveis no ambiente de trabalho, à valorização da diversidade e o combate à discriminação. Podem também estar associados a temas específicos, como o combate à corrupção, à exploração sexual de crianças e adolescentes e ao desmatamento, ou à promoção da justiça social e da equidade, à proteção dos direitos de pessoas mais vulneráveis e à conservação de florestas e mananciais, entre muitos outros. Todos esses aspectos dizem respeito ao desenvolvimento sustentável, ao futuro próspero da empresa e da sociedade.

Para dar mais consistência aos compromissos e potencializar esforços das empresas, intensificaram-se século XXI os compromissos coletivos de caráter voluntário, em geral associados a uma iniciativa setorial, nacional ou global. Um exemplo notável é o movimento gerado pelo lançamento dos Objetivos do Milênio em 2000 pela ONU e do Pacto Global, uma iniciativa do setor privado para apoiar os governos para atingir esses objetivos, até 2015. Em 2012, na Rio+20, foi decidido que esses objetivos – já parcialmente atingidos - seriam ampliados e sucedidos pelos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), negociados durante três anos, inclusive com consultas abertas a toda sociedade. Os ODS foram adotados pela ONU em setembro de 2015, e suas metas – que vão até o ano de 2030 – se aplicam tanto a países desenvolvidos como em desenvolvimento, e já estão servindo como referência para iniciativas e compromissos voluntários envolvendo governos, empresas e sociedade civil, como, por exemplo, a Estrategia ODS .


Perguntas do questionário ISE relacionadas ao tema

Desempenho das empresas em indicador relacionado ao tema


Esquecemos algo? Tem alguma sugestão sobre este texto?