Condições de trabalho

Compartilhar:

Pessoas são a base do 'tecido social' e para atingir o desenvolvimento sustentável este 'tecido' deve ser forte, coeso e saudável, apoiado em valores e princípios éticos. O trabalho é uma das principais atividades humanas, sendo uma das formas por meio do qual o ser humano se expressa, se relaciona e transforma o mundo ao seu redor. Deve ser também fonte de conforto e bem-estar. A forma como as sociedades se organizaram e se sustentam varia ao redor do mundo e, ao longo da história, o ser humano foi, muitas vezes, visto apenas como uma fonte de recursos a ser explorada.

Além garantir os direitos humanos fundamentais, como a extinção do trabalho análogo à escravidão e exploração infantil em toda sua cadeia de valor, as empresas devem estar atentas às condições de trabalho que oferecem, identificando e não permitindo situações que exponham os trabalhadores a riscos que gerem impactos negativos de natureza física e/ou psicológica. Devem garantir a saúde e a segurança do trabalhador, bem como a qualidade do ambiente de trabalho. Ao longo dos anos os riscos físicos foram, em grande parte, identificados, mapeados e gerenciados, o que permitiu reduzir os casos de acidentes e ocorrências, melhorando a qualidade do ambiente de trabalho e a segurança.

Entretanto, a modernidade fez emergir questões relativas a aspectos psicológicos e emocionais, como, por exemplo, a forte pressão por resultados, a falta de respeito, o abuso de poder e as diferentes formas de assédio, a falta de respeito às diversidades, a desvalorização da mulher no ambiente de trabalho, que propiciam ambientes de trabalho inadequados, gerando estresse, insatisfação e infelicidade. Estes temas ainda precisam amadurecer no ambiente corporativo e requerem muita atenção por parte das lideranças que devem, sobretudo, se comprometer com a construção de uma sociedade justa, igualitária e inclusiva. Para tal, entre outras ações, as empresas devem verificar a satisfação dos seus funcionários em relação ao ambiente de trabalho, estimular condutas éticas e respeitosas, oferecer uma remuneração justa e compatível com o custo de vida do local e considerar a diferença entre o maior e menor salário aplicado como forma de buscar maior equilíbrio e a inclusão social.


Perguntas do questionário ISE relacionadas ao tema

Desempenho das empresas em indicador relacionado ao tema


Esquecemos algo? Tem alguma sugestão sobre este texto?