Conduta ética

Compartilhar:

O termo ética deriva da palavra grega êthica que para os gregos possuía dois sentidos complementares: uma dimensão mais pessoal que remete à interioridade do ato humano, ou aquilo que gera uma 'ação genuinamente humana' e que brota a partir de dentro do sujeito moral, ou seja, êthos remete-nos para o âmago do agir, para a intenção. A outra dimensão privilegia o sentido comunitário da ação, isto é, deriva do termo éthos e remete à questão dos hábitos, costumes, usos e regras.

Compreensões mais contemporâneas apontam a Ética como sendo um elemento necessário para a convivência social, para orientar a conduta pessoal, estabelecer relacionamentos e resolver os conflitos inerentes às relações humanas. Ter uma conduta ética implica em agir a partir da reflexão sobre as escolhas, tomar decisões conscientes, sabendo que não estamos sós e que temos responsabilidades com os outros. Ser ético 'não é ser bom, mas fazer o bem além dos nossos desejos mais imediatos e de nossas preferências individuais'. Como afirma o filósofo Mario Sergio Cortella: “Ética é um conjunto de valores e princípios que nós usamos para decidir as três grandes questões da vida que são: o que eu quero, o que eu posso e o que eu devo. Têm coisas que eu quero mas não devo, tem coisas que eu devo mas não posso e tem coisas que eu posso mas não quero".

No contexto das empresas costuma-se falar em código de ética ou código de conduta. O ISE refere-se ao código de conduta, entendido como um documento 'que deve abranger o relacionamento entre conselheiros, sócios, funcionários, fornecedores e demais partes relacionadas. Deve ser elaborado pela Diretoria de acordo com os princípios e políticas definidos pelo Conselho de Administração e por este aprovado. O código de conduta também deve definir responsabilidades sociais e ambientais, apresentar os valores da empresa, os princípios e definir o comportamento esperado de seus funcionários seja no relacionamento com stakeholders internos e externos'.


Perguntas do questionário ISE relacionadas ao tema

Desempenho das empresas em indicador relacionado ao tema


Esquecemos algo? Tem alguma sugestão sobre este texto?