Desenvolvimento limpo

Compartilhar:

As sociedades industrializadas se baseiam em um modelo linear de extração – transformação – consumo – descarte. Isso significa que tudo o que produzimos e consumimos acaba gerando sub produtos que não são aproveitados. Os sub produtos podem ser gerados no processo de transformação das matérias-primas (produção) ou na fase de pós-consumo (descarte), nas formas de sólidos (resíduos), líquidos (efluentes) ou gasosos (emissões).

Uma vez que essas substâncias não estavam originalmente dispostas no ambiente, ou seja, foram introduzidas por meio das atividades humanas, podem provocar desequilíbrios ao meio ambiente e, dependendo de sua concentração, impactando os seres vivos e os ecossistemas como um todo. Quanto maior for o acúmulo dessas substâncias no meio ambiente, maiores serão os riscos e danos potenciais, que podem ser irreversíveis.

Essas substâncias passam a ser consideradas poluição uma vez que, não sendo absorvidas pelos processos naturais, se concentram na biosfera, que é o conjunto de todos os ecossistemas da Terra e são chamadas de poluentes. Existem vários tipos de poluentes cujos efeitos nocivos são bem conhecidos, entre eles se destacam: as dioxinas, o mercúrio, o chumbo, o benzeno e os poluentes orgânicos persistentes (POP), substâncias que permanecem no meio ambiente e não são degradadas nem pela ação química, biológica ou fotolítica (da luz do Sol).

É imprescindível que todas as empesas, em especial aquelas que têm processos industriais, próprios ou em sua cadeia de valor, adotem procedimentos específicos para mapear e avaliar os impactos de seus processos produtivos e se comprometam a adotar como referência mínima, a legislação vigente sobre a manipulação, uso e descarte dessas substâncias. O cumprimento da legislação vigente é o ponto de partida, mas as empresas comprometidas com uma visão sustentável devem ir além disso, comprometendo-se a mitigar os impactos existentes, buscando o uso sustentável dos recursos naturais, a adoção de processos de produção mais limpa e a redução da poluição.


Perguntas do questionário ISE relacionadas ao tema

Desempenho das empresas em indicador relacionado ao tema


Esquecemos algo? Tem alguma sugestão sobre este texto?