Educação para a sustentabilidade

Compartilhar:

Um dos elementos fundamentais para o desenvolvimento de uma sociedade é a educação. A educação liberta e faz com que as pessoas possam agir de maneira refletida, consciente e ética para promover o bem comum nos seus diferentes papéis: na esfera pessoal, profissional e pública, isto é, como cidadão. A educação permite compreender melhor o mundo que nos cerca e, dessa forma, as pessoas podem fazer melhores escolhas.

Empresas comprometidas com a sustentabilidade podem contribuir com o desenvolvimento sustentável da sociedade por meio de programas voltados à sensibilização e educação para a sustentabilidade. Esses programas podem ser voltados e adaptados para diferentes públicos: funcionários em diferentes níveis, incluindo especialmente funcionários terceirizados, fornecedores, clientes, consumidores e comunidades.

Um programa voltado à educação para a sustentabilidade deve abordar este tema de forma ampla, não se limitando apenas a aspectos isolados já que a busca pela sustentabilidade e o desenvolvimento sustentável pressupõe a compreensão 'do todo' e da correlação e interdependência 'entre as partes'. É necessário considerar muitos aspectos que podem parecer, em uma primeira leitura, descorrelacionados; deve ser abordada uma gama de conteúdos e destacada a sua importância no contexto, atual e futuro, e principalmente os motivos porque todos devem se preocupar com eles. Entre os temas destacam-se direitos fundamentais; valorização da diversidade; combate ao preconceito e discriminação; transparência; governança corporativa; preservação do meio ambiente; uso eficiente de recursos naturais; consumo consciente; medidas para mitigar e se adaptar às mudanças climáticas; riscos e oportunidades; limites ecológicos e serviços ecossistêmicos.


Perguntas do questionário ISE relacionadas ao tema

Desempenho das empresas em indicador relacionado ao tema


Esquecemos algo? Tem alguma sugestão sobre este texto?