Estratégia empresarial

Compartilhar:

A visão de uma empresa indica como ela enxerga (ou espera enxergar) o mundo futuro, no que ela acredita e como ela se vê nesse contexto; a missão define o que ela se propõe a fazer, aonde ela quer chegar. A forma como ela chegará lá e os meios que serão utilizados para tal serão definidos por meio da sua estratégia. Uma estratégia deve ter um plano claro, definido pelo mais alto nível de governança da empresa, que no caso de empresas listadas é o seu Conselho de Administração. A estratégia deve, portanto, englobar um conjunto de objetivos (estratégicos), um plano de ação e mecanismos para o monitoramento da sua efetiva implementação, como metas e um conjunto apropriado de indicadores. Incorporar sustentabilidade na estratégia e na gestão é um ingrediente essencial para o sucesso de uma empresa que se propõe a alinhar-se e atuar de acordo com os princípios da sustentabilidade.

Isso implica em assumir compromissos e ter uma forma de atuação que valorize a criação de valor no longo prazo e, portanto, que as decisões mais importantes devem considerar de forma equilibrada o 'dilema temporal', evitando as armadilhas da busca de resultados exclusivamente ou excessivamente no curto prazo. Além disso, decisões estratégicas que levem em conta a sustentabilidade devem considerar os interesses de diferentes públicos, que nem sempre estão alinhados entre si e livres de conflitos. Decisões como as relacionadas a novos investimentos; a continuidade, descontinuidade ou o desenvolvimento de produtos e serviços; novos processos ou o aprimoramento dos existentes, devem ser guiados pela visão sustentável da empresa.


Perguntas do questionário ISE relacionadas ao tema

Desempenho das empresas em indicador relacionado ao tema


Esquecemos algo? Tem alguma sugestão sobre este texto?