Privacidade das informações

Compartilhar:

Um dos elos fundamentais da cadeia de valor de uma empresa são seus clientes e consumidores, afinal todas as empresas tem um propósito voltado à oferta de um produto ou serviço que satisfaça as necessidades deste público. Nas suas relações comerciais com clientes/consumidores ou outros, tais como, fornecedores ou concorrentes, as empresas têm acesso e reúnem um conjunto importante de dados e informações. Uma empresa ética e responsável deve se comprometer e se certificar que estas informações não sejam usadas indevidamente, proibindo e evitando que as informações sejam usadas sem o consentimento e prévia autorização do seu 'dono', preservando a sua privacidade.

Por meio de suas atividades, as empresas têm a possibilidade de coletar informações sobre, por exemplo, hábitos de consumo ou outras características de uma pessoa ou de um grupo. Dado seu poder econômico e técnico, e graças ao avanço da tecnologia da informação, as empresas são capazes de armazenar e analisar esse conjunto de informações (Big Data), o que lhe confere condições excepcionais para direcionar seu relacionamento ou, de alguma forma, induzir o comportamento de uma pessoa ou de um grupo. O uso das informações privadas em poder de uma empresa não pode ser realizado visando obter vantagem não consentida no relacionamento com seus públicos. Alguns procedimentos podem ser adotados para garantir o respeito à privacidade e o uso adequado e consentido das informações coletadas, tais como: implantação de sistemas de segurança que evitam o acesso ou apropriação indevida das informações por terceiros; solicitação prévia aos clientes/consumidores para utilização de seus dados para qualquer uso que não apenas os essenciais à relação comercial existente; disponibilização de meios simples e eficazes para que o consumidor possa requerer a interrupção no uso de seus dados para fins comerciais, a qualquer tempo, mesmo que os tenha autorizado anteriormente.

Medidas como essas aumentam a segurança da empresa e fortalecem seu relacionamento com as partes interessadas, gerando um clima de confiança que beneficia ambos: os negócios e a sociedade como um todo.


Perguntas do questionário ISE relacionadas ao tema

Desempenho das empresas em indicador relacionado ao tema


Esquecemos algo? Tem alguma sugestão sobre este texto?