Produtos e serviços mais sustentáveis

Compartilhar:

Do ponto de vista dos negócios e das empresas, é possível pensar em uma trajetória quando se deseja caminhar rumo à sustentabilidade e contribuir com o desenvolvimento sustentável. Os passos iniciais são a adoção de compromissos, a definição de políticas e o estabelecimento de práticas que permitem melhorar a gestão (tais como indicadores e metas), em relação ao meio ambiente e também às pessoas, em diferentes esferas. Espera-se que as empresas adotem uma atitude responsável e que trabalhem para minimizar os seus impactos negativos de natureza social e ambiental.

Nesse sentido, as empresas devem avaliar o seu processo produtivo, identificar seus riscos, reduzir seus impactos negativos, e estender essas atitudes para a cadeia de suprimentos, apoiando seus fornecedores a trilhar juntos esse caminho. As empresas devem estar atentas aos desafios atuais e conseguir enxergar as oportunidades que se apresentam, pois muitas das soluções virão de mudanças fundamentais e não apenas de pequenas melhorias graduais.

Indo um passo além, as empresas podem se comprometer a gerar impactos cujo balanço seja significativamente positivo por meio das suas atividades. As empresas têm capacidade e recursos (sejam eles financeiros, humanos ou intelectuais) para desenvolver e oferecer produtos e serviços com características que sejam favoráveis e que contribuam com a sustentabilidade. Produtos com esses qualidades são comumente chamados de 'produtos ou serviços com adicionalidades socioambientais' que, além de serem elaborados de forma a produzir menos impactos negativos, também ajudam a resolver desafios existentes.


Perguntas do questionário ISE relacionadas ao tema

Desempenho das empresas em indicador relacionado ao tema


Esquecemos algo? Tem alguma sugestão sobre este texto?