Riscos socioambientais

Compartilhar:

Riscos estão associados à ideia de que algo possa 'dar errado' e causar impactos indesejados. Os riscos são inerentes às atividades humanas sendo praticamente impossível eliminá-los e, do ponto de vista dos negócios, eles precisam ser bem gerenciados.

Um processo de gestão de risco deve ser sistemático, ou seja, feito de forma organizada, com método e disciplina, e capaz de: identificar, classificar e mapear os riscos, entendendo as correlações entre os diferentes riscos; avaliar os riscos, isto é, determinar seus impactos e probabilidade de ocorrência; mensurar e, se possível quantificar, seu impacto financeiro. Em função dessas informações, e considerando ainda o perfil de risco e os ganhos potenciais, é possível decidir qual o tratamento adequado a ser dado. A decisão de 'o que fazer com o risco' se encontra em um intervalo que vai desde evita-lo totalmente até aceita-lo. Ao aceitar o risco, porém, é possível tomar medidas para mitigar ou reduzir, compensar, transferir ou compartilhar os possíveis impactos advindos do risco em questão.

A gestão de riscos permite prevenir alguns riscos, isto é, é tomar medidas que diminuam a probabilidade de sua ocorrência ou ainda reduzam seus impactos. Os riscos podem ter origem interna ou externa; ser de natureza estratégica (relacionados a decisões), operacional (relacionados a processos), financeira (ligado ao mercado, crédito e liquidez), reputacional (imagem) ou legal (regulatório). A complexidade da gestão de riscos reside no fato que, em geral, esses impactos são inseparáveis, ou seja, estes aspectos estão correlacionados e um risco pode apresentar impactos de diferentes naturezas.

Os riscos sociais e ambientais dentro dos limites físicos da empresa são, de certa forma, facilmente gerenciáveis. Isto quer dizer que os riscos relacionados ao processo produtivo como acidentes, vazamentos, contaminação, podem ser evitados e praticamente eliminados desde que se tenha um processo adequado e eficiente de gestão de riscos. O que torna desafiadora a gestão dos riscos dessa natureza é sua ocorrência 'fora dos muros da empresa', por exemplo, na sua cadeia de valor. Um exemplo típico, que afeta a reputação da empresa, e pode ter impactos legais e financeiros significativos, é a presença de condições de trabalho degradantes na cadeia de fornecedores.


Perguntas do questionário ISE relacionadas ao tema

Desempenho das empresas em indicador relacionado ao tema


Esquecemos algo? Tem alguma sugestão sobre este texto?