Visão de Mundo Sustentável

Compartilhar:

A identidade de uma empresa se define por meio de um conjunto de declarações que podem ser encontradas no seu propósito, na sua visão, nos seus valores e nos seus princípios. Esses elementos definem, de forma mais ou menos clara, o que a empresa faz, para quem, porque o faz e também como o faz. As empresas estão cada vez mais empenhadas em definir o seu propósito, ou seja, a sua razão de existir, e também o modo como enxergam o mundo no futuro, ou a sua visão.

O que significa 'ter uma visão sustentável'? O adjetivo sustentável normalmente faz emergir a ideia de durabilidade, de permanência, de equilíbrio e da manutenção de algo ao longo do tempo. A formação da palavra indica a 'habilidade de sustentar', e deve ser entendida não apenas em relação à empresa, mas também ao contexto em que ela se insere, local e globalmente.

Ter uma visão sustentável implica em olhar o todo e as partes e, mais do que isso, entender, perceber e considerar as conexões entre as partes, a interdependência entre uma e as outras e entre elas e o todo; implica em ter uma visão holística do mundo e pensar de forma sistêmica.

Na perspectiva das empresas isso significa considerar de forma ampla o contexto no qual ela se insere e todos os seus relacionamentos. Considerar todas as suas partes interessadas (também chamadas de stakeholders) em suas diferentes perspectivas, visões, necessidades e expectativas. Olhar para a sua cadeia de valor, analisar seus impactos (positivos e negativos) na sociedade e no meio físico; entender sua dependência das pessoas e da natureza e como essa interdependência afeta seus negócios. Dessa forma é possível, inclusive, questionar a validade do seu modelo de negócio e decidir sobre eventuais mudanças que se façam necessárias frente a realidade, que é dinâmica e está em constante movimento e transformação.

A adoção de uma visão sustentável põe em cheque o atual modelo linear de extração, produção, consumo e descarte, que pode até fazer sentido em ciclos de curto prazo e locais, mas não na perspectiva de longo prazo e de um mundo altamente conectado, pois esbarra em limites físicos e compromete o equilíbrio do sistema.


Perguntas do questionário ISE relacionadas ao tema

Desempenho das empresas em indicador relacionado ao tema


Esquecemos algo? Tem alguma sugestão sobre este texto?